QAV0022 - Direito Processual Civil


Detalhamento da proposta
Médio


CONFIRA AGORA O ENUNCIADO DA QUESTÃO:


Caio, no dia 10/09/2018, necessitando viajar para o exterior, contratou João para que ele, João, efetuasse a aquisição de um imóvel localizado no centro da cidade de Porto Alegre, ideal para a instalação de um estacionamento rotativo.

João comprometeu-se com Caio de levar ao vendedor do imóvel uma proposta de compra impreterivelmente no dia 12/09/2018. Porém, João, por um lapso, deixou de apresentar a proposta de Caio ao vendedor do imóvel no dia 12/09/2018, apresentando-a somente no dia 15/09/2018.

Ocorre que o proprietário acabou vendendo o imóvel no dia 13/09/2018, por um preço abaixo da proposta de Caio.

Inconformado, Caio moveu ação de reparação de danos contra João, postulando a condenação de João ao pagamento de indenização por perdas e danos em geral, já que exerce atividade no ramo de estacionamentos rotativos há décadas e o local do imóvel era ideal para a expansão de seus negócios.

Após regular tramitação da ação, o Juiz de Direito proferiu sentença condenatória contra João, condenando-o, entre outras verbas, ao pagamento de indenização em razão da perda de uma chance do autor em adquirir o imóvel pelo preço desejado e para a expansão de seus negócios.

Inconformado, João interpôs apelação, sustentando que o julgamento de primeiro grau foi ultra petita, já que não poderia abranger a indenização pela perda de uma chance, caracterizando ofensa ao princípio da congruência ou da adstrição.

Pergunta-se:

1) O que você entende por sentença ultra petita, sentença extra petita e sentença infra (ou citra) petita e quais as consequências do reconhecimento de cada uma no julgamento de uma apelação?

2) No caso acima narrado, tem razão o apelante em dizer que a sentença foi ultra petita, ofendendo, com isso, o princípio da congruência ou da adstrição? Justifique sua resposta.


COMO FUNCIONA O SISTEMA DE “QUESTÕES DISCURSIVAS AVULSAS” JUSTUTOR:


1) Pesquise os enunciados de questões discursivas que você quer resolver para se preparar para o seu concurso.

2) Adquira a sua questão.

3) Assim que o pagamento é confirmado, você já tem acesso a uma área exclusiva, na qual poderá ver o conteúdo integral do enunciado da questão, comentários do professor para ajudar na resolução, além de ter à disposição um editor de textos para resolver a proposta.

4) Elabore a sua resposta. Você não precisa fazer tudo de uma vez. Pode iniciar a resolução e parar quantas vezes quiser, salvando o que já foi feito. Você pode, inclusive, fazer sua resposta manuscrita e enviá-la em arquivo PDF diretamente nos nossos sistemas.

5) Assim que você finalizar a sua resposta, ela será enviada automaticamente para o professor.

6) O professor tem um prazo de até quinze dias úteis para fazer a correção, que é totalmente individual mesmo. Mas, para que você tenha desde já uma boa noção de como se saiu, você terá acesso - assim que finalizar sua resposta - ao gabarito de correção a ser utilizado pelo professor, com os pontos que deveria ter abordado em sua resolução. Além disso, caso outros alunos já tenham elaborado respostas para a mesma questão, você poderá vê-las em sua área exclusiva no JusTutor, ajudando no aprendizado sobre o tema.

7) Assim que o professor finaliza a correção individual de sua resposta, você recebe um e-mail de notificação e a correção passa a ficar disponível em sua área no JusTutor.


ADQUIRA AGORA ESTA QUESTÃO DISCURSIVA PARA RESOLVÊ-LA E RECEBER A CORREÇÃO INDIVIDUALIZADA, COM NOTA DETALHADA.


Investimento:
17,90
 À VISTA OU PARCELE NO CARTÃO DE CRÉDITO
Efetue Login ou seu Cadastramento para poder comprar esta proposta
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: