Questão

Questão Discursiva 01252

MP/BA - Concurso para Promotor de Justiça Substituto - 2014
Org.: MP/BA - Ministério Público da Bahia
Disciplina: Direito do Consumidor
Questão N°: 011

INÍCIO
PÁGINA de
FIM

Enunciado Nº 001252

A empresa “A” atua como fabricante de medicamentos juntamente com as pessoas jurídicas “B”, “C”, “D” e “E”. “B” fornece para “A” a matéria prima e os insumos necessários para a elaboração dos mencionados produtos; “C” desenvolve as funções inerentes ao envasamento e à embalagem dos medicamentos; “D” ocupa o posto de distribuidor e transportador de tais bens de consumo; enquanto “E” concretiza a divulgação para o mercado farmacêutico. “A” detém 15% (quinze por cento) do capital de “E”, porém, não interfere nas decisões das questões fundamentais dessa empresa nem elege os seus dirigentes. No que tange a “B”, “A” tem capital que lhe atribui a maioria dos votos nas deliberações dos quotistas ou da assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores. Com relação a “C” e “D”, “A” tão somente empreende atividades em conjunto com essas pessoas jurídicas, não havendo qualquer participação financeira nem ingerência na estrutura administrativa.


O medicamento “X”, produzido por aquele grupo societário, destina-se ao público idoso e não se encontra em conformidade com as normas regulamentares vigentes, causando alergias diversas nos usuários. Os indivíduos “F”, “G”, “H”, “I” e “J”, que se encontram domiciliados na comarca “L”, compareceram, individualmente e em dias distintos, na Promotoria de Justiça do local, foram atendidos e prestaram declarações acerca do problema, solicitando a atuação do Ministério Público para a proteção dos seus direitos diante dos prejuízos materiais e morais sofridos. O polivitamínico “Y” também vem sendo comercializado pelas ditas empresas, encontrando-se embalado em caixa própria, porém, esta fica alocada em saco plástico juntamente com um brinquedo, na condição de brinde para as crianças usuárias.


A Associação de Defesa dos Interesses da Criança e Adolescente “M” formalizou representação questionando que a presença do brinquedo juntamente com o polivitamínico estimula indevidamente a aquisição do produto pelos genitores dos menores, visto que não se deve associar a sua compra a brindes, diante do fato de causar efeitos para a saúde das pessoas.


O promotor de Justiça com atribuição na área dos direitos transindividuais instaurou Inquérito Civil mediante despacho e determinou a concretização de diligências. A empresa “A” foi notificada para que se manifestasse no prazo legal de 05 (cinco) dias, devendo apresentar cópia dos seus atos constitutivos, sendo também expedido ofício para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o fito de que informasse se o medicamento “X”, de fato, desatende as normas regulamentares vigentes. A farmácia local “O” foi igualmente notificada para se pronunciar nos autos da investigação, pois comercializa os produtos. Remeteu-se ofício para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), a fim de se obter informação acerca da existência de representações contra o fabricante em decorrência da associação do produto “Y” a item de diversão infantil. Realizou-se, ainda, consulta à Superintendência Estadual de Proteção ao Consumidor (PROCON) e à Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (CODECON) com o objetivo de verificar a quantidade de denúncias feitas por interessados sobre os citados produtos.


Em sua defesa, a empresa “A” aduziu que cumpre todas as normas regulamentares e jurídicas vigentes e que se encontra submetida a processo judicial de falência, devendo as futuras notificações serem remetidas para o endereço do escritório de advocacia contratado. A farmácia “O” asseverou que a responsabilidade direta é do fabricante “A”, sendo o fato gerado por esse terceiro. Foram identificadas denúncias de consumidores nos órgãos estadual e municipal de defesa do consumidor. A ANVISA confirmou a impropriedade de “X” e informou que será suspensa a sua comercialização; o CONAR certificou que existe procedimento administrativo para tratar da questão atinente ao produto “Y”. O PROCON informou que, em razão dos fatos acima expostos, autuou “A” e aplicou-lhe multa no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais), enquanto a CODECON deliberou pela incidência de sanção pecuniária correspondente a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) com base nas mesmas ocorrências.


Diante do exposto, o promotor de Justiça propôs Ação Civil Pública contra “A”, “B”, “C”, “D”, “E” e “O”, e formulou 04 (quatro) pedidos: 1) A condenação dos réus ao pagamento de indenização para os consumidores em razão dos danos materiais e morais sofridos; 2) Que fossem ainda compelidos ao pagamento do montante equivalente a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) devido ao dano moral coletivo; 3) A suspensão da fabricação e da comercialização do medicamento “X” até que tivesse a sua composição adequada às normas editadas pela ANVISA; 4) A retirada do produto “Y” do mercado para que fosse extraído da embalagem o brinquedo existente, a fim de que voltasse a ser comercializado em separado.


Em sua defesa, “A”, “B”, “C”, “D” e “E” questionaram a incompetência do Poder Judiciário Estadual para processar e julgar a ação sob o argumento de que há interesse da autarquia federal mencionada. “O”, na contestação, reiterou os mesmos argumentos expostos no decorrer do Inquérito Civil.


Após efetivar o exame da situação-problema acima transcrita, emita posicionamento fundamentado sobre:


1) As diligências encetadas no decorrer do Inquérito Civil;

2) O posicionamento a ser adotado pelos fornecedores perante o PROCON e a CODECON;

3) Os fundamentos jurídicos que devem embasar a medida judicial coletiva;

4) O pedido formulado na Ação Civil Pública;

5) As contestações formalizadas pelos réus na medida judicial coletiva.


Discorra em até 40(quarenta) linhas.

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