Questão
TJ/RS - Concurso para Juiz de Direito Substituto - 2012
Org.: TJ/RS - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Disciplina: Direito (Teoria Geral, Filosofia e Sociologia)
Questão N°: 008

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000303

Discorra sobre as fontes do direito, em suas acepções formal e material, explicitando a importância da jurisprudência na construção do Direito e o papel das súmulas vinculantes.

Resposta Nº 000455 por IESUS RODRIGUES CABRAL Media: 9.00 de 1 Avaliação


As fontes do direito consistem em tudo aquilo que dá origem ao Direito. Sob o aspecto hermeneutico, as fontes seriam tudo aquilo que o operador do Direito (hermeneuta) pode se valer para se chegar à norma a ser aplicada no caso concreto. 

Nessa toada, as fontes do Direito se dividem em materiais e formais. As fontes materiais são aquelas decorrentes da conjuntura social em seus diversos aspectos (econômicos, religiosos, políticos etc.). Remete-se à origem do conteúdo da norma.

Por sua vez, as fontes formais do direito são aquelas que dão embasamento ao aplicador do direito para poder criar a norma ao caso concreto. Em termos mais simples, as fontes formais do direito relacionam-se à fonte de pesquisa do operador do direito.

As fontes formais dividem-se em imediatas e mediatas. As imediatas são aquelas que possuem natureza jurídica exclusiva de fontes. Exemplo seriam as leis em sentido amplo.

Jás as fontes mediatas são aquelas que cumprem o papel de fonte por excepcionalidade. Como exemplo temos os costumes, a jurisprudência, a doutrina entre outras.

A jurisprudência consiste no entendimento do que é o Direito pelos órgãos incumbido para tanto, quais sejam, os Tribunais e juízes singulares. Somente pode se falar em jurisprudência quando há uma gama razoável de decisões em um determinado sentido, de modo a indicar uma tendência do órgão julgador em casos semelhantes. Muito embora a jurisprudência tenha mais força em países que adotam o modelo de jurisdição "common law", ela tem papel relevante como fonte do Direito mesmo nos países que adotam a matriz "civil law", como é o caso do Brasil. Isso porque funciona como verdadeiro indicador que influencia a atividade jurisdicional. Frise-se que, em vista da segurança jurídica, os magistrados devem observar a jurisprudência dos tribunais superiores, tendo o ônus da argumentação caso não a aplique no caso concreto. 

A Súmula Vinculante, instituto criado por meio da EC nº 45, tal como a jurisprudência, afigura-se como fonte mediata do direito. A bem dizer, a súmula vinculante nada mais é do que uma jurisprudência reiterada do STF que é aprovada em verbete por pelo menos 2/3 dos membros daquela Corte, art. 103-A, CF. O seu elemento diferenciador em relação aos demais entendimentos jurisprudenciais é a sua capacidade de vincular os demais órgãos do Poder Judiciário e da Administração Pública. Exatamente por essa carácterística os magistrados devem seguir as súmulas vinculantes, podendo não aplicá-las apenas em caso de distinguish. Acaso não sejam aplicadas, será cabível reclamação ao STF.

Elaborar Resposta

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua resposta agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua resposta.


É gratuito!


0 Comentários


Seja o primeiro a comentar

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: