Questão
TRF/4 - 16º Concurso para Juiz Federal Substituto - 2014
Org.: TRF/4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Disciplina: Direito Constitucional
Questão N°: 001

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 001756

Discorra sobre a intervenção federal nos estados-membros considerando suas espécies, sua evolução histórica no constitucionalismo brasileiro e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito.

Resposta Nº 000885 por Edgar Francisco Abadie Junior Media: 7.00 de 2 Avaliações


Como se sabe, a Constituição brasileira adota a forma federativa de Estado, o que confere aos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme o art. 1º da CF) os atributos de auto-governo, auto-legislação e auto-organização.

Excepcionalmente, porém, diante de fatos expressamente previstos na CF (art. 34), o princípio federativo sofre relativização, admitindo a intervenção de um ente maior no menor. Podemos elencar as seguintes hipóteses que justificam a intervenção: a) a defesa do estado; b) a defesa do pacto federativo; c) a defesa das finanças públicas; e d) a defesa da ordem pública.

A doutrina, ainda, divide a intervenção em algumas espécies. Chama-se de intervenção ex officio aquela que se realiza por iniciativa própria do chefe do Poder Executivo (art. 34, I, II, III e V da CF). Temos também a intervenção provocada, quando se dá por requisição do Poder Judiciário (art. 36, I e II, da CF), pelo provimento de representação interventiva do Procurador-Geral da República (art. 36, III, da CF) ou por solicitação do poder coacto ou impedido (art. 36, I, primeira parte, da CF).

Quanto à forma, a intervenção exige, em regra, a expedição de um decreto interventivo, após prévia consulta dos Conselhos da República e de Defesa Nacional. Depois, submete-se o decreto, no prazo de 24 horas, à apreciação do Congresso Nacional.

O STF, porém, tem o entendimento consolidado no sentido de que a consulta aos Conselhos da República e de Defesa Nacional somente é exigida na intervenção ex officio, sendo esta dispensada nas intervenções provocadas.

Por outro lado, a apreciação pelo Congresso Nacional também é dispensada nas intervenções decorrentes de requisição ou provimento de representação interventiva.

Ainda sobre as espécies de intervenção, entende o STF que, na intervenção ex officio, há ato discricionário do Presidente da República, que avalia critérios políticos de conveniência e oportunidade antes de implementar a medida. De igual modo, também há discricionariedade na intervenção por solicitação, o que não ocorre nas demais intervenções provocadas, onde há ato vinculado do chefe do Poder Executivo.

Noutra senda, o decreto interventivo também nomeará, se for o caso, o interventor, a quem cabe assumir a posição de chefe da entidade que sofre a intervenção. Observa-se, nesse caso, que o interventor assume todas as funções da autoridade afastada, sejam elas diretamente ligadas à intervenção ou não.

Assim, nomeado interventor, caso os atos por este praticados gerem danos a particulares, segundo o STF, a responsabilidade primária pelos atos ligados à intervenção recai sobre o ente interventor. De outra sorte, se os danos decorrem de atos de gestão ordinária, o ente interventor apenas responde subsidiariamente.

Por fim, é mister relembrar o recente julgado do STF sobre o tema, pelo qual se fixou que o TST e o STM não têm competência para requisitar a intervenção federal com base no art. 36, II, da CF. Nesses casos, entendeu a Corte Suprema que a requisição judicial cabe ao próprio STF. 

Elaborar Resposta

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua resposta agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua resposta.


É gratuito!


0 Comentários


Seja o primeiro a comentar

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: